Receber uma ordem de Deus exige coragem. Cumpri-la, mesmo com medo, exige posicionamento e responsabilidade.
“Naquela mesma noite, Yahweh ordenou a Gideão: ‘Separa um dos touros do rebanho que pertence a teu pai, aquele novilho de sete anos de idade. Destrua o altar de Baal, que também pertence a teu pai, e corte o poste consagrado à deusa Aserá que está ao lado do altar.’' (Juízes 6:25)
Destruir altares que não pertence ao Senhor é um dos primeiros passos que devemos dar para que a libertação genuína aconteça em nós e através de nós!
Gideão recebeu uma ordem diretamente de Deus: “destrua os altares”.
A bíblia nos relata que Gideão, tinha medo de sua própria família, e para não ser notado, no período da noite, destruiu os altares de Baal e Aserá. Esses altares eram motivo da idolatria e da infidelidade de Israel.
Juízes, foi uma época marcada por ciclos repetitivos em Israel;
O povo se afastava de Deus (idolatria).
Deus permitia que fossem oprimidos por povos vizinhos como forma de correção.
O povo clamava por ajuda.
Deus levantava um juiz (um líder libertador).
Paz e prosperidade voltavam, até que o ciclo começasse novamente.
Nesse momento que Gideão vivia, os Midianitas (povo nômade do deserto) saqueavam suas colheitas, matavam o gado e oprimiam os israelitas. E sua família era influente na propagação da idolatria.
Contudo, devido ao posicionamento de Gideão, até mesmo o seu pai, Joas, tomou a iniciativa de ir contra a idolatria. O que nos faz ver que nosso posicionamento, ainda que temerosos de como fazer ou as consequências de fazer muda a geografia em que habitamos.
Deus nos manda destruir altares que não pertence a ELE.
Quais ciclos precisam ser interrompidos na sua vida?
Qual posicionamento Deus quer de você para que isso aconteça?
Quais altares você precisa destruir?
Não é normal que nós, uma vez declarados filhos, sejamos oprimidos ou vivamos de ciclos que nos destroem. Isso não tem a ver com o outro, mas com assumir nossa alta responsabilidade — se estamos cumprindo o que o Senhor nos designou.
Quando cumprimos as atribuições às quais o Senhor nos designou — as quais homem, mulher, filhos, esposa, marido têm as suas em particular — tudo passa a fluir em nossa vida.
Nossos relacionamentos são fortalecidos e consolidados, nossos planos são bem-sucedidos, e nossa família é resgatada. Quebramos ciclos que nos escravizam (ciclos emocionais, sentimentais, vitimismo, autocomiseração, carências, problemas financeiros, dívidas, crenças limitantes e períodos de esfriamento — falta de relacionamento e fidelidade a Deus).
Reflita sobre isso sendo sincero com você mesmo, Deus já sabe essas respostas!
Fale com Deus, Ele te espera ansiosamente todos os dias para revelar os segredos a seu respeito!
Pra. Julina Monico | auxiliar
MEVAM Umuarama